domingo, 23 de março de 2008

Seminário discutirá a construção do centro de treinamento em altitude no Brasil.

Para discutir a implantação do Centro de Treinamento de Alto Rendimento em Altitude, em Itamonte (MG), representantes do Ministério do Esporte, governo de Minas Gerais, prefeitura de Itamonte e Resende (MG), diretoria do Parque Nacional do Itatiaia e da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira se reunirão nos dias 25 e 26 no Hotel Casa Alpina.
Durante o Seminário para a Implantação do Centro de Treinamento de Alto Rendimento em Altitude, serão abordados temas como: o município de Itamonte, a importância fisiológica do treinamento em altitude, desafios, plano de ação para a construção e a experiência de Serra Nevada (Espanha) aplicada no Brasil.
O secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Djan Madruga, disse que os participantes do vão pensar o complexo nos próximos 30 anos. “A partir daí começaremos a elaborar o projeto arquitetônico e orçamentário, definir a estrutura das construções, as modalidades que serão atendidas e como será feita a manutenção do centro”, explicou.
Segundo Madruga, a construção do Centro de Treinamento em Altitude tem dois objetivos. O primeiro é colocar o Brasil no primeiro mundo do treinamento científico e esportivo. O segundo é democratizar esse treinamento tão importante para atletas de pelo menos dez modalidades. “Atualmente, só quem tem acesso a esse treinamento são os atletas bancados pelas confederações. Construir um centro desses no Brasil permitirá que todos os atletas tenham acesso”, afirma.
Antes de realizar o seminário, o Ministério do Esporte, em conjunto com o governo de Minas e a prefeitura de Itamonte, lançará a sala de condicionamento físico do Centro de Treinamento em Altitude no dia 24 de março, às 15h, em Agulhas Negras, a 20 km de Itamonte. Foram comprados equipamentos de última geração para a preparação física dos atletas.

Clara Mousinho - Swim it up

Nenhum comentário: